Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Bandeiras Tarifárias Eletrobras adere à campanha de incentivo ao uso consciente de energia elétrica

Eletrobras adere à campanha de incentivo ao uso consciente de energia elétrica

Ação publicitária assinada pela Abradee e Aneel tem participação das seis Distribuidoras da Eletrobras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) iniciaram, no último dia 2, a veiculação de peças publicitárias sobre as bandeiras tarifárias e o consumo consciente. As propagandas serão transmitidas por meio de rádio, TV e internet, além de cartazes e cartilhas, durante 30 dias.

A campanha “CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA - Levante essa Bandeira” tem como objetivo reforçar junto aos consumidores a importância de acompanhar as cores das bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) — que já vêm impressas na conta de luz, informando o valor da tarifa no mês seguinte — e, a partir daí, ajustar o consumo, usando energia elétrica de maneira mais consciente para evitar desperdícios e controlar mais as despesas com energia a cada mês.

A ação tem um cunho participativo, chamando a atenção da população para a realidade de produção elétrica do País, que sofre com os reflexos da crise hídrica. Quanto menor a produção das usinas hidrelétricas, mais é necessária a utilização das termelétricas que produzem o insumo a um custo mais elevado.

SOBRE A CAMPANHA

A medida visa atingir consumidores de todo o País com uma linguagem simples e explicações didáticas.  A ideia é apontar ao público a importância de participar ativamente desse processo de mudança, com a implantação do sistema de bandeiras tarifárias.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

As bandeiras tarifárias serão três, como em um semáforo de trânsito, e virão informadas nas contas de luz. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão a seguinte situação:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos.

Os novos valores entraram em vigor na última segunda-feira (2).

Todos os meses, a Aneel divulga, em seu portal na internet, a cor da bandeira vigente para o mês seguinte. A bandeira tarifária para este mês é vermelha.

Para ter acesso aos spots e à cartilha, clique nos links abaixo:

Cartilha sobre Bandeiras Tarifárias e Consumo Consciente

Dicas sobre Consumo Consciente  - Ar-condicionado e Chuveiro Elétrico

Dicas sobre Consumo Consciente  - Geladeira, Iluminação e Ferro de Passar

O que são as Bandeiras Tarifárias

Ações do documento
Empresas da Eletrobras

[+] Saiba mais sobre as empresas da Eletrobras
 
Spinner