Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Atendimento Micro/Minigeração Distribuída

Micro/Minigeração Distribuída

 

Agora os consumidores podem instalar geradores de pequeno porte em suas unidades consumidoras e utilizar o sistema elétrico da Eletrobras Distribuição Piauí para injetar o excedente de energia, que será convertido em crédito de energia válido por 60 meses, de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução Aneel nº 482/2012, modificada pela Resolução Aneel nº 687/2015.

Estes créditos poderão ser utilizados para abater do consumo da própria unidade consumidora nos meses seguintes ou de outras unidades consumidoras, que precisam estar previamente cadastradas para esse fim e atendidas pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com sistema de compensação de energia elétrica, possuidor do mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto ao Ministério da Fazenda.

Outra forma para adicionar unidades consumidoras para o abatimento do consumo é através de empreendimento com múltiplas unidades consumidoras ou geração compartilhada. Saiba mais logo abaixo:

 

  • Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com microgeração ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.

 

  • Geração compartilhada

Caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

 

  • Autoconsumo remoto

Caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma pessoa jurídica, incluídas matriz e filial, ou pessoa física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada.

 

Os dois tipos de central geradora

Microgeração: central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utiliza cogeração qualificada ou fontes renováveis de energia elétrica.

Minigeração: central geradora de energia elétrica com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW para fontes hídricas ou menor ou igual a 5 MW para cogeração qualificada ou demais fontes renováveis de energia elétrica.

 

A potência instalada da microgeração ou minigeração fica limitada à potência disponibilizada para a unidade consumidora onde a central geradora será conectada. Caso deseje instalar central geradora com potência superior ao limite estabelecido, deve-se solicitar, previamente, o aumento da potência disponibilizada, pois esta deve ser compatível com o valor desejado de geração.

Antes de conectar qualquer gerador em paralelo com o sistema elétrico da Eletrobras Distribuição Piauí é necessário solicitar o acesso e seguir os procedimentos previstos nas normas relacionadas. A conexão de gerador sem o consentimento da distribuidora coloca em risco os profissionais que trabalham na rede elétrica e pode prejudicar o bom funcionamento do sistema elétrico.

 

Para solicitar o acesso de Sistema de Mini/Microgeração Distribuída, utilize o formulário eletrônico.

 

Após o envio do formulário eletrônico, o consumidor receberá, por e-mail, as credenciais para que possa acessar o Sistema onde deverá anexar todos os documentos obrigatórios que constam nas Normas Técnicas. Além disso, o sistema garantirá o acompanhamento da solicitação, possibilitando uma maior transparência e agilidade no processo.

 

 

____________

Ações do documento
Spinner